Velho ou Envelhecido?

Os amantes do café sabem e estão sempre procurando experimentar cafés com diferentes sabores e aromas. Sabendo disso surgiu no mercado uma nova categoria: café envelhecido. Mas você sabe a diferença entre café envelhecido e café velho?

O café velho é aquele da safra dos anos anteriores, que já perdeu parte das suas características desejáveis e, dependendo da forma de armazenamento, pode ter um sabor desagradável de sacaria.

Já o café envelhecido, segundo o pesquisador do IAC, Gerson Silva Giomo, é um café da safra atual que foi submetido a condições controladas para chegar a um envelhecimento forçado. Na técnica de envelhecimento controlado ocorrem alterações físico-químicas nos grãos crus que posteriormente irão proporcionar um perfil sensorial diferenciado ao café, sem que a bebida apresente apenas aromas e sabores característicos de um café velho.

De acordo com o pesquisador, a produção de cafés envelhecidos ocorre em algumas regiões da Indonésia, resultando em um café com perfil sensorial bastante diferenciado dos cafés de outros países produtores.

E você, já experimentou? O que acha?

Vale lembrar que a Região da Alta Mogiana oferece cursos de degustação de café. Se você tem interesse em aprender a identificar as diferenças de aromas e sabores que o café pode apresentar, entra em contato com a gente!

Fonte: IAC Notícias