Fertilização no Café

Os solos brasileiros são caracterizados, em sua grande maioria, por terem alta acidez e baixos teores de nutrientes, por isso, o uso de fertilizante junto com calcário e gesso agrícola ajudam a resolver essa carência nutricional.

A correção e a adubação dos solos contribuem significativamente para o ganho de produtividade na agricultura, pois aumenta a disponibilidade de nutrientes para o desenvolvimento da planta. Sendo assim, é essencial que o produtor busque equilibrar o seu solo, para que as plantas possam se desenvolver saudáveis. Outro benefício é a melhor maturação dos grãos, obtendo assim uma melhor qualidade do café (anota a dica: todos os anos a Alta Mogiana elege o melhor café da região!).

Segundo Valter Casarin, em seu artigo para o site Cafepoint, além dos fertilizantes serem responsáveis pela maior produtividade das culturas, gerando a produção de alimentos, eles também contribuem para a preservação de florestas, em consequência para a preservação da fauna e da flora dos diversos biomas, pois o crescimento das plantas diminui a área de solo exposta, que fica suscetível a erosão, podendo acarretar em outros problemas ambientais.

Fonte: https://www.cafepoint.com.br/colunas/espaco-aberto/adube-um-meio-ambiente-melhor-223668/